22 de julho de 2014

Síndrome do Estrangeiro

Teoria conscienciológica da Síndrome do Estrangeiro celebra 25 anos


Editor: Eliane de Pinho

Teoria conscienciológica da SEST celebra 25 anos

Projeciologia. Em 1981 o médico, pesquisador e projetor autolúcido, Waldo Vieira lançava na cidade do Rio de Janeiro, o livro Projeções da Consciência: Diário de Experiências da Consciência Fora do Corpo Físico, no qual apresentava a proposição científica da Projeciologia, neociência cujo objeto de estudos é a projetabilidade lúcida (PL).

CCC. Em 6 de setembro do mesmo ano, surgia o embrião das instituições conscienciocêntricas, o Centro da Consciência Contínua (CCC) tendo como objetivo agregar estudiosos e autoexperimentadores do fenômeno projetivo. O grupo de pesquisas evoluiu para a proposta de uma escola de caráter laico e internacional visando a divulgação e a capacitação teórico-prática parapsíquica dos interessados na projeção consciente (PC).

IIP. Absorvendo as atividades do CCC, em 16 de janeiro de 1988 é fundado no Rio de Janeiro, o Instituto Internacional de Projeciologia (IIP), mais tarde IIPC, agregando a Conscienciologia à razão social para representar o campo maior de pesquisas da autoconsciência, no qual a Projeciologia representa parte experimental.

SEST. A partir de currículo regular definido, a Projeciologia passa a ser lecionada por um corpo docente especializado no Rio de Janeiro e outras localidades. Em 1989, na condição de projecióloga, responsável pelo departamento de Comunicação do IIP e no exercício da parapedagogia, Málu Balona vivencia em sala de aula a experiência parapsíquica que deu origem à teoria original da síndrome do estrangeiro (SEST).

Revista. No primeiro semestre de 1989, a Editora Três convida o presidente do IIP, Waldo Vieira para redigir artigos sobre a projeção consciente compondo uma edição da revista exclusivamente dedicada à experiência fora do corpo. Para integrar o texto da Revista Planeta Viagem Astral, o autor, Waldo Vieira, incluiu 1 questionário técnico com 200 perguntas, convidando Málu Balona para incluir a proposta da síndrome do estrangeiro (SEST) nesta edição especial. Com a primeira edição rapidamente esgotada, a editora lançou nova edição em 1990.

CIPRO. O questionário respondido por milhares de leitores revelou grande interesse do público pela projeção consciente e pela SEST, o que gerou novo convite para apresentação de conferência sobre o tema pela autora em congresso temático no Rio de Janeiro (disponível nos Anais do I Congresso Internacional de Projeciologia; IIP, 1990). Em julho de 1998 era publicada a 1ª edição do livro Síndrome do Estrangeiro – O Banzo Consciencial em português seguida de edição em espanhol (2000).

Celebração. Em 26 de julho de 2014, alcançando a 4ª edição em português e traduções previstas para outros idiomas, além do espanhol, a verdade relativa de ponta (verpon) da síndrome do estrangeiro (SEST) celebra 25 anos de existência. Atual e irrefutada até o momento, a hipótese desta síndrome de abstinência do curso intermissivo, como ficou igualmente conhecida, tem dezenas de citações de pesquisadores dentro e fora do campo científico da Conscienciologia, representando um marco na autoproéxis da autora e na assistência de esclarecimento prestada a milhares de intermissivistas portadores em busca de autocura.

Referências bibliográficas

1. Balona, Málu & Vieira, Waldo; Revista Planeta Viagem Astral; edição especial; Editora Três; São Paulo, SP. 1989; 50 páginas.

2. Balona, Málu; Síndrome do Estrangeiro; pref. Waldo Vieira; revisora Ana Bonfim; et al.; 314 p.; 2 seções; 14 caps.; 55 abrevs.; 32 E-mails; 28 enus.; 5 escalas; 110 filmes; 1 fluxograma; 1 foto; 6 ilus.; 1 microbiografia; 4 musicografias; 4 pinografias; 30 tabs.; 15 webgrafias; 20 websites; 452 refs.; 2 apênds.; 1 posf.; alf.; 21 x 14 cm; br.; 3ª Ed. rev. e aum.; Associação Internacional Editares; Foz do Iguaçu, PR; 2006.

3. Idem; Síndrome do Estrangeiro; Anais do I Congresso Internacional de Projeciologia (I CIPRO); 208 p.; Instituto Internacional de Projeciologia (IIP); Rio de Janeiro, RJ; 1991; páginas 15 a 18.

4. Idem; Síndrome do Estrangeiro / Síndrome de Abstinência do Curso Intermissivo; Foz do Iguaçu, PR; 05-07.09.08; Conscientia; Revista; Trimestral; Vol. 11; suplemento 2; 1 E-mail; 2 enus.; 4 notas; 12 refs.; Associação Internacional do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu, PR; Julho 2007; páginas 30 a 39.

5. Ferreira, Claudio Vital de Lima; Muito Além dos Manuais; Revista Psique Ciência & Vida; Reflexão; Ano I nº 5; Editora Escala Ltda.; São Paulo, SP; março, 2006; páginas 24 a 28.

6. Vieira, Waldo; Conscienciograma: Técnica de Avaliação da Consciência Integral; revisor Alexander Steiner; 344 p.; 150 abrevs.; 106 assuntos das folhas de avaliação; 3 E-mails; 11 enus.; 100 folhas de avaliação; 1 foto; 1 microbiografia; 100 qualidades da consciência; 2.000 questionamentos; 100 títulos das folhas de avaliação; 1 website; glos. 282 termos; 7 refs.; alf.; 21 x 14 cm; br.; Instituto Internacional de Projeciologia; Rio de Janeiro, RJ; 1996 página 57 e 148.

***

Sinopse do livro

Segundo a autora, a síndrome do estrangeiro é um mal estar existencial, sentimento de não pertencimento social do indivíduo, intimamente deslocado no ambiente familiar, escolar e profissional com a persistente sensação de “estranho no ninho”.

Com visão ampla e interdisciplinar, a autora relaciona a síndrome com vertentes da Psicologia, da Psiquiatria e do paradigma convencional no confronto com o paradigma consciencial e as ideias inovadoras da Conscienciologia.

A obra é útil para pessoas que passaram por experiências singulares na infância e na adolescência, com traços conflitivos de superdotação intelectual e paranormal ou parapsíquica, acima da média da sociedade.

Ficha Técnica: BALONA, Málu. Síndrome do Estrangeiro. 314 p. 3ª ed. Foz do Iguaçu. Editares, 2006.

A Autora

Málu Balona. Reeducadora, holomemorialista autodidata e consciencióloga; brasileira, natural de Belo Horizonte, MG; voluntária da Conscienciologia desde outubro de 1986; docente em Conscienciologia desde 1988; autora dos livros Síndrome do Estrangeiro (3ª ed. 2006) e Autocura através da Reconciliação (3ª ed. 2009); tenepessista desde janeiro de 1995.

*. Artigo enviado pela professora Málu Balona à Eliane de Pinho, para o Portal da Conscienciologia


Veja mais Matérias

Entrevista com o autor da nova obra Antivitimização

O autor Cesar Machado fala de sua nova obra

Nova viagem internacional sobre a pesquisa da consciência

O voluntário e pesquisador Ulisses Schlosser irá para o Canadá para eventos científicos.

Entrevista com as professores João Paulo Costa e Dayane Rossa

Autores do livro Manual da Conscin-Cobaia, publicado em julho de 2014 pela Editares, a editora da Conscienciologia concedem entrevista

Produção da Graphic Novel Cons

Está em elaboração pela Confor Stúdio uma graphic novel baseada na obra Nossa Evolução

Entrevista sobre I Fórum dos Dicionaristas da CCCI

Curso visa dar alicerce teático básico para o planejamento, desenvolvimento e materialização de Gescons Dicionarísticas

II Encontro Internacional da Paz

IIPC realiza evento sobre Pacifismologia visando a construção do Pacificarium

Evento científico sobre Parapsiquismo

A coordenadora das dinâmicas fala sobre o evento da Parapercepciologia que comemora os 20 anos de CEAEC

Curso inédito sobre Parapoliticologia e Pré-intermissiologia

Curso sobre política, parapolítica, proéxis e a consciencioterapia

10 anos do Laboratório Serenarium

O laboratório Serenarium completou a marca histórica de 10 anos e recebe congratulações

Documentário conta a história de EM

Aberta a campanha para arrecadar fundos para a conclusão do documentário EM

Entrevista com o professor Cesar Machado, autor do livro Proatividade Evolutiva

O professor e autor Cesar Machado concedeu entrevista ao portal falando de seu livro

Lançamento do livro “O jardim de Alice”

A obra será lançada em comemoração ao dia da criança pela Evolucin

Entrevista com a pesquisadora Ana Seno, autora do livro Comunicação Evolutiva

Livro foi publicado pela Editares, a editora da Conscienciologia

Entrevista com a professora Dayane Rossa, autora do livro Oportunidade de Viver

Estudo sobre a existência humana e o sentido da vida.

Entrevista com a professora Dulce Daou, autora do livro Vontade: Consciência Inteira

Entrevista com Dulce Daou, autora do livro Vontade: Consciência Inteira

Entrevista com Julio Almeida

Entrevista com Julio Almeida, autor dos livros “Qualificações da Consciência” e “Qualificação Autoral”, publicados pela Editares, a editora da Conscienciologia

Livro Zéfiro

A autora, Mabel Teles, falou sobre a experiência na escrita do seu novo livro, que extrapola o conceito convencional de biografia

Itinerância na Alemanha

EDITARES e OIC participaram pela primeira vez da Feira do Livro de Frankfurt

Itinerância em Portugal

Coordenação da ASSIPI avalia possibilidade de abertura de unidade em Portugal