11 de maio de 2015

Produção da Graphic Novel Cons

Está em elaboração pela Confor Stúdio uma graphic novel baseada na obra Nossa Evolução


Editor: Vanessa Mancino

Nas redes sociais estão circulando várias imagens sobre o projeto Cons que é a primeira do gênero no âmbito conscienciológico. Para falar mais sobre esse trabalho, Pedro Marcelino e Desirrée Biskup concederam entrevista para o Portal da Conscienciologia:

 

O que é uma graphic novel?

Pedro Marcelino: Uma graphic novel é um tipo de história em quadrinho, um tipo de formato voltado para o público adulto com um conteúdo mais elaborado, mais literário e com uma arte mais refinada. O graphic novel nasce formalmente com os trabalhos do Will Eisner, que foi o americano que criou esse termo, na tentativa de elevar o potencial dos quadrinhos e tirá-los da condição de obra marginal ou inferior. Os quadrinhos também, enquanto graphic novel, vão se diferenciar bastante no Brasil do que chamamos gibi que são formatos mais populares de quadrinhos voltados para o público infantil e com um tipo de conteúdo informal ou com pouco compromisso com pesquisa e com uma arte nem tão elaborada. O que não quer dizer que o gibi seja ruim mais tem apenas objetivos diferentes assim como a televisão e o cinema, por exemplo. Para entender a graphic novel é preciso conhecê-la e não temos a cultura de ler esse tipo de material. Conhecemos até os gibis do Maurício de Souza e do Mickey mas não uma graphic novel. Um contato com “Deus” do Will Eisner, “Retalhos” do Craig Thompson, “Persépolis” da Marjane Satrape e muitas obras bem conhecidas mais não pelo público brasileiro. Outro ponto interessante é a questão dos super-heróis onde os quadrinhos ainda são muito associados devido a grande influência dos americanos na cultura ocidental que envolve ação e violência que vende. É bem difícil ter uma graphic novel de super-heróis, mas há outros temas como documentais, biográficos, pedagógicos, relatos de viagens e outros temas.

 

O que é o trabalho chamado Cons?

Pedro Marcelino: É uma graphic novel que está sendo criada aqui em Foz do Iguaçu pela Confor Stúdio. O Cons é uma obra que nasceu para ser uma adaptação do livro Nossa Evolução só que conforme ela foi sendo feita ela deixou de ser uma adaptação mais literal no livro e começou a ser uma obra introdutória da Conscienciologia fortemente inspirada nessa obra do professor Waldo Vieira. Hoje trabalhamos basicamente com a mesma estrutura do livro e buscando adaptar para a linguagem dos quadrinhos num texto que chamamos de dissertativo ou documental que apresenta as imagens e o narrador trazendo os principais conceitos do paradigma consciencial. A ideia inicial do projeto começou com o Flávio Monteiro, que é pesquisador e professor da Conscienciologia em São Paulo, que me ligou e fez o convite para fazermos uma adaptação do livro citado, juntamente com a Desirrée e o Lucas, pois temos uma política de fazer apenas o que gostamos muito pois o tempo de trabalho é muito grande.

Desirrée Biskup: Essa história foi a que mais pareceu autoral porque as que realizamos anteriormente que era do “Con-sequência” estávamos mais fazendo história para outras pessoas que contratavam o serviço. Dessa vez poderíamos estar fazendo o que realmente queremos. É autoral e sentimos que é algo que faz parte de nós. Então teve uma motivação maior nesse ponto.

 

Quantos volumes vocês pretendem publicar?

Desirrée Biskup: Vamos ter 3 volumes ao todo e atualmente estamos finalizando o primeiro. O objetivo é começar o volume 2 para depois de julho mas ainda há todo o processo de revisão do início desse primeiro volume (cada volume possui 5 capítulos) pois ocorreram muitas mudanças. Depois de revisar ainda teremos a parte da introdução e da revisão da história desde o momento presente no qual participamos e o momento da própria narração do personagem.

 

Esse trabalho será publicado por qual editora?

Pedro Marcelino: Ainda não fechamos com nenhuma editora, mas o nosso critério atual para negociação é uma que tenha uma tiragem mais alta pois gostaríamos que chegasse em todos os cantos do país e levasse esse tipo de obra ao maior número de pessoas possível.

 

Vocês pretendem lançar essa obra em outros idiomas?

Pedro Marcelino: Uma parte da equipe está trabalhando na tradução para o francês, o inglês e o japonês. Ou seja, além do português estamos trabalhando simultaneamente com esses idiomas. Pretendemos lançá-los nessas outras línguas mas não sabemos qual sairá primeiro. Pode acontecer uma coisa engraçada da obra, que é produzida no Brasil, ser lançada primeiramente no exterior. Gostaríamos que saísse primeiro em português, mas se tivermos uma oferta mais interessante com uma editora estrangeira pode acontecer lá fora antes daqui.

 

Como é o processo de criação e desenvolvimento da graphic novel?

Desirrée Biskup: Quanto ao processo nós dividimos entre a equipe em etapas do desenho e geralmente começa pelo roteiro, vindo do Pedro e do Flávio, depois passamos para a fase do thumbnail onde fazemos um esboço pequeno. Em seguida, vamos para o trabalho na página onde dividimos em desenho do cenário e dos personagens. Logo após, passamos para o computador juntando tudo e trabalhando a arte final com a união de todos da equipe para arrumar a pintura, os balões e outros detalhes. Por fim, há a impressão do material seguida de nova revisão. Uma única página leva de 25 a 30 horas de trabalho, mas depende muito do nível de dificuldade de cada uma. O que temos feito recentemente é definir se a página é nível 1, 2 ou 3 conforme o nível de dificuldade sendo a três a mais difícil e que requer maior esforço. Nós geralmente dedicamos 8 horas por dia nesse projeto mas varia muito pois as vezes trabalhamos no fim de semana ou sempre que temos um tempo livre.

 

Qual a mensagem final para os interessados nesse trabalho?

Pedro Marcelino: Os interessados podem acompanhar pela fanpage do facebook (link). Estamos colocando basicamente esboços, making-off e algumas páginas finais para aproximar mais com o público porque ainda vamos demorar bastante para terminar cada um dos volumes. Mas até lá todos poderão ter um aperitivo dessa obra e também contribuir com feedbacks do que está gostando ou não para que possamos fazer um trabalho mais interessante para todo mundo.

 

Equipe Projeto Cons:
1. Coordenação e Roteiro: Flávio Monteiro.
2. Direção de Arte e Roteiro: Pedro Marcelino.
3. Ilustração e Arte Final: Desirrée Biskup.
4. Arte Final: Lucas Moraes.

cons 1

cons 2 cons 3

cons 4

* Por Alexandre Pereira.


Veja mais Matérias

Entrevista com o autor da nova obra Antivitimização

O autor Cesar Machado fala de sua nova obra

Nova viagem internacional sobre a pesquisa da consciência

O voluntário e pesquisador Ulisses Schlosser irá para o Canadá para eventos científicos.

Entrevista com as professores João Paulo Costa e Dayane Rossa

Autores do livro Manual da Conscin-Cobaia, publicado em julho de 2014 pela Editares, a editora da Conscienciologia concedem entrevista

Produção da Graphic Novel Cons

Está em elaboração pela Confor Stúdio uma graphic novel baseada na obra Nossa Evolução

Entrevista sobre I Fórum dos Dicionaristas da CCCI

Curso visa dar alicerce teático básico para o planejamento, desenvolvimento e materialização de Gescons Dicionarísticas

II Encontro Internacional da Paz

IIPC realiza evento sobre Pacifismologia visando a construção do Pacificarium

Evento científico sobre Parapsiquismo

A coordenadora das dinâmicas fala sobre o evento da Parapercepciologia que comemora os 20 anos de CEAEC

Curso inédito sobre Parapoliticologia e Pré-intermissiologia

Curso sobre política, parapolítica, proéxis e a consciencioterapia

10 anos do Laboratório Serenarium

O laboratório Serenarium completou a marca histórica de 10 anos e recebe congratulações

Documentário conta a história de EM

Aberta a campanha para arrecadar fundos para a conclusão do documentário EM

Entrevista com o professor Cesar Machado, autor do livro Proatividade Evolutiva

O professor e autor Cesar Machado concedeu entrevista ao portal falando de seu livro

Lançamento do livro “O jardim de Alice”

A obra será lançada em comemoração ao dia da criança pela Evolucin

Entrevista com a pesquisadora Ana Seno, autora do livro Comunicação Evolutiva

Livro foi publicado pela Editares, a editora da Conscienciologia

Entrevista com a professora Dayane Rossa, autora do livro Oportunidade de Viver

Estudo sobre a existência humana e o sentido da vida.

Entrevista com a professora Dulce Daou, autora do livro Vontade: Consciência Inteira

Entrevista com Dulce Daou, autora do livro Vontade: Consciência Inteira

Entrevista com Julio Almeida

Entrevista com Julio Almeida, autor dos livros “Qualificações da Consciência” e “Qualificação Autoral”, publicados pela Editares, a editora da Conscienciologia

Livro Zéfiro

A autora, Mabel Teles, falou sobre a experiência na escrita do seu novo livro, que extrapola o conceito convencional de biografia

Itinerância na Alemanha

EDITARES e OIC participaram pela primeira vez da Feira do Livro de Frankfurt

Itinerância em Portugal

Coordenação da ASSIPI avalia possibilidade de abertura de unidade em Portugal