29 de abril de 2015

Entrevista sobre I Fórum dos Dicionaristas da CCCI

Curso visa dar alicerce teático básico para o planejamento, desenvolvimento e materialização de Gescons Dicionarísticas


Editor: Vanessa Mancino

Entrevista com Augusto Freire.

 

O que será o I Fórum dos Dicionaristas da CCCI?

Será um marco no desenvolvimento da Dicionarística Conscienciológica, pois será  a primeira vez que vamos reunir os lexicógrafos da CCCI com o objetivo de apresentar os dicionários publicados e em produção no meio conscienciológico. Estamos compilando um Cadastro Geral de Obras Dicionarísticas da CCCI que já consta hoje com 42 obras cadastradas (data-base: 25.04.2015), obras estas em diferentes estágios, desde as publicadas, as em revisão, em planejamento ou em elaboração, das quais 23 serão apresentas Fórum para toda comunidade conscienciológica.

 

Quando será o I Fórum dos Dicionaristas da CCCI?

Será dia 09.05.2015 no Auditorium do CEAEC, das 14h30 às 21h30. O evento será gratuito e aberto a toda comunidade conscienciológica, porém, é necessário fazer inscrição na recepção do CEAEC, pois as vagas são limitadas.

 

Qual a relação desse evento com o colégio invisível da Dicionariologia?

 O Colégio Invisível da Dicionariologia Conscienciológica – CodiCons, surgiu de uma conversa com o prof. Waldo no Tertuliarium onde ele indicou que um dos problemas no meio conscienciológico era que os lexicógrafos da CCCI não conversavam entre si, ficava cada um trabalhando em seus projetos pessoais sem muito contato com os outros e que era preciso criar o Colégio Visível dos lexicógrafos/dicionaristas da Conscienciologia. Então criamos o Colégio Invisível da Dicionariologia Conscienciológica para ajudar a criar este Colégio Visível entre os lexicógrafos/dicionaristas da CCCI de que o prof. Waldo falou. O I Fórum dos Dicionaristas da CCCI é a primeira iniciativa concreta para atingir esse objetivo.

 

Em Agosto de 2015 haverá um evento relacionado ao I Fórum. Do que se trata?

 No final de semana dos dias 08 e 09 de Agosto de 2015, na sala 02 do CEAEC, ocorrerá o curso Como Fazer Dicionários: introdução à Dicionarística Aplicada, elaborado pelo prof. Augusto Freire. Este curso visa fornecer alicerce teático básico, geral e específico, para o planejamento, o desenvolvimento e materialização de Gescons Dicionarísticas. Nas aulas serão explicitados os princípios essenciais do Pensar Lexicológico e do Fazer Lexicográfico, que podem ser aplicados na elaboração de quaisquer tipos de Dicionários. Bem como, os princípios linguísticos, lexicológicos e lexicográficos subjacentes ao Fazer Dicionarístico. A pessoa chega com a ideia do tema e já começa a elaboração de seu dicionário durante o próprio curso, que enfatizará o conhecimento prático e aplicado. As inscrições deverão ser feitas na recepção do CEAEC com antecedência, pois as vagas são limitadas.

 

Existe algum outro evento desse porte na sociedade intrafísica ou mesmo acadêmica?

Embora existam muitos congressos de linguistas, terminólogos/terminógrafos, lexicólogos/lexicógrafos e dicionaristas mundo a fora, desconhecemos outra comunidade de pesquisadores independentes no mundo todo onde haja simultaneamente 42 obras dicionarísticas sendo pensadas, elaboradas e publicadas por profissionais das mais diferentes áreas de atuação profissional e conhecimento, lembrando ainda que dentre estas há uma megaobra de referência internacional, que é a Enciclopédia da Conscienciologia, sem falar nos demais livros conscienciológicos que não estão contabilizados nessa listagem. Isto definitivamente não é algo comum, nem mesmo dentro da academia com os diversos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado que existem. Talvez isso possa se configurar com o tempo em uma marca do nosso grupo, nesta vida, provavelmente devido ao Curso Intermissivo e à Maxiproéxis grupal.

 

Qual a importância futura na Conscienciologia ao ter muitos dicionaristas?

 Muitos dicionaristas significa a possibilidade de materialização de muitas obras dicionarísticas, dos mais variados tipos, sejam vocabulários; glossários; dicionários gerais de língua; dicionários bilíngues e multilíngues; dicionários terminológicos (das ciências, das técnicas e das artes); bancos de dados terminológicos; dicionários temáticos de diversos tipos; dicionários analógicos; dicionários etimológicos; dicionários sinonímicos; dicionários antonímicos; dicionários enciclopédicos; nomenclaturas; vade-mécuns; Thesaurus; Léxicos e Enciclopédias. Todas estas são obras técnicas, consideradas no mundo todo como obras de referência. A materialização de maior número possível destas obras no contexto conscienciológico evidencia para a socin o que nós já sabemos, ou seja, a Conscienciologia enquanto uma Ciência de ponta, altamente benéfica e produtiva. Então, em última análise, estamos falando do reconhecimento internacional e fixação da Conscienciologia no planeta em longo prazo.

 

Qual o recado final para os interessados nessa temática?

 Que participem do I Fórum dos Dicionaristas da CCCI, pois será um momento síntese, um marco histórico para o desenvolvimento da Dicionarística Conscienciológica. E caso tenham a ideia de fazer algum dicionário, que participem também do curso Como Fazer Dicionários: introdução à Dicionarística Aplicada, pois este curso foi pensado para atender os Intermissivistas não especializados nos temas das Ciências da Linguagem e Ciências do Léxico, mas interessados em produzir quaisquer tipos de Dicionários. A pessoa entra com a ideia, geralmente programada no Curso Intermissivo, nós vamos ajudar com as técnicas e métodos para ela materializar sua gescons dicionarística.

Os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: dicionaristas@yahoo.com.br

dicionario

 

augustofreire

Augusto Freire, graduado em Letras, pós-graduado em Mídias Integradas à Educação. Linguista, Terminólogo, Lexicógrafo. Pesquisador independente da área dicionarística desde 2002; professor e voluntário da Conscienciologia desde 1996.

* Por Alexandre Pereira.


Veja mais Matérias

Entrevista com o autor da nova obra Antivitimização

O autor Cesar Machado fala de sua nova obra

Nova viagem internacional sobre a pesquisa da consciência

O voluntário e pesquisador Ulisses Schlosser irá para o Canadá para eventos científicos.

Entrevista com as professores João Paulo Costa e Dayane Rossa

Autores do livro Manual da Conscin-Cobaia, publicado em julho de 2014 pela Editares, a editora da Conscienciologia concedem entrevista

Produção da Graphic Novel Cons

Está em elaboração pela Confor Stúdio uma graphic novel baseada na obra Nossa Evolução

Entrevista sobre I Fórum dos Dicionaristas da CCCI

Curso visa dar alicerce teático básico para o planejamento, desenvolvimento e materialização de Gescons Dicionarísticas

II Encontro Internacional da Paz

IIPC realiza evento sobre Pacifismologia visando a construção do Pacificarium

Evento científico sobre Parapsiquismo

A coordenadora das dinâmicas fala sobre o evento da Parapercepciologia que comemora os 20 anos de CEAEC

Curso inédito sobre Parapoliticologia e Pré-intermissiologia

Curso sobre política, parapolítica, proéxis e a consciencioterapia

10 anos do Laboratório Serenarium

O laboratório Serenarium completou a marca histórica de 10 anos e recebe congratulações

Documentário conta a história de EM

Aberta a campanha para arrecadar fundos para a conclusão do documentário EM

Entrevista com o professor Cesar Machado, autor do livro Proatividade Evolutiva

O professor e autor Cesar Machado concedeu entrevista ao portal falando de seu livro

Lançamento do livro “O jardim de Alice”

A obra será lançada em comemoração ao dia da criança pela Evolucin

Entrevista com a pesquisadora Ana Seno, autora do livro Comunicação Evolutiva

Livro foi publicado pela Editares, a editora da Conscienciologia

Entrevista com a professora Dayane Rossa, autora do livro Oportunidade de Viver

Estudo sobre a existência humana e o sentido da vida.

Entrevista com a professora Dulce Daou, autora do livro Vontade: Consciência Inteira

Entrevista com Dulce Daou, autora do livro Vontade: Consciência Inteira

Entrevista com Julio Almeida

Entrevista com Julio Almeida, autor dos livros “Qualificações da Consciência” e “Qualificação Autoral”, publicados pela Editares, a editora da Conscienciologia

Livro Zéfiro

A autora, Mabel Teles, falou sobre a experiência na escrita do seu novo livro, que extrapola o conceito convencional de biografia

Itinerância na Alemanha

EDITARES e OIC participaram pela primeira vez da Feira do Livro de Frankfurt

Itinerância em Portugal

Coordenação da ASSIPI avalia possibilidade de abertura de unidade em Portugal