A Ciência

A Conscienciologia é a ciência que estuda a consciência e suas diversas formas de manifestação. Consciência é a essência do que somos, o ego, a alma, o ser ou o self.

A Conscienciologia considera em seus estudos todos os fenômenos e realidades em que vivemos, desde situações físicas (ex: o comportamento) até situações mais sutis (ex: a interação energética). Assim consegue-se entender, dominar e estabelecer técnicas aplicáveis à prática cotidiana visando maior saúde e bem-estar.

Ao longo da história, diversos grupos ligados a diferentes linhas de pensamento questionaram e buscaram entender a realidade existente além do mundo material ou físico. Nessa caminhada, grupos interessados em entender tal realidade oscilaram entre dois extremos: personalizar demais os estudos ou tentar anular completamente a influência do pesquisador.

O médico e pesquisador Waldo Vieira propôs a Conscienciologia, ciência que estuda a consciência de modo integral, considerando a existência de outros corpos (ou veículos de manifestação) além do soma, ou corpo físico.

Na Conscienciologia, o pesquisador é o cientista e, ao mesmo tempo, o objeto de estudo. Incentiva-se a autoexperimentação, inclusive parapsíquica, norteada pelo Princípio da Descrença. Ou seja, não acredite em nada, nem mesmo no que lhe disserem nos livros e cursos, valorize e busque suas próprias experiências. A idéia é substituir a crença no desconhecido, pela experiência vivida. A vivência do fenômeno parapsíquico é autopersuasiva e escarecedora. 

Através de exercícios práticos é possível começar a perceber a realidade energética, a exteriorização e absorção das energias pela vontade e, inclusive, alcançar a Projeção Consciente, também conhecida como Experiência Fora do Corpo.

​Interagimos o tempo todo com energias do meio ambiente e das pessoas ao nosso redor. Quando se descobre essa realidade mais ampla, que vai além do corpo físico, é possível ter maior visão de conjunto e entender melhor a si mesmo. Nesse intuito, foi proposta a Consciencioterapia, especialidade da Conscienciologia dedicada à teoria e prática do tratamento de patologias físicas e energéticas abordadas de modo integral. A Consciencioterapia busca a promoção da Saúde Consciencial através da reeducação pessoal.

Voluntariado

No Tertuliarium são realizados debates diariamente sobre as pesquisas da Conscienciologia